Os melhores e mais acessíveis carros elétricos
9 – Mercedes-Benz EQC
Como a Audi, a Mercedes decidiu fazer sua estreia no segmento de veículos 100% elétricos com um SUV. Neste caso, recebe o nome de EQC e, com um comprimento de 4,76 m, ocupa um espaço na faixa da marca estrela entre os atuais GLC e GLE.
O Mercedes EQC foi desenvolvido como um SUV com tração integral graças à incorporação de um motor elétrico em cada um dos eixos, que desenvolve uma potência de 300 kW, equivalente a 408 cv, e um torque de 760 NM.
Graças a esta combinação mecânica, o EQC é capaz de atingir a velocidade máxima de 180 km / h e acelerar de 0 a 100 km / h em 5,7 segundos. O alcance aprovado do conjunto é de 450 km e oferece cinco modos de condução: conforto, eco, alcance máximo, esportivo e individual.
O melhor é que tem acabamentos e arranjos extraordinários e luxuosos. Oferece uma infinidade de assistentes de direção que funcionam muito bem, bem como um excelente sistema multimídia. É muito confortável e extremamente silencioso. Mas, a autonomia real é prejudicada por seu enorme peso, de modo que na estrada custa a superar mais de 270 quilômetros.
10 – Nissan Leaf
Logo após a primeira geração chegar ao mercado, o Leaf estreia uma segunda configuração, mais potente e com bateria de maior capacidade. Assim, embora ainda se encontrem à venda as variantes com bateria de 40 kWh e autonomia de 270 quilômetros, as novas versões de 62 kWh e 385 quilômetros de autonomia (Leaf e +) são claramente mais versáteis, visto que oferecem a possibilidade de fazer longas viagens.
O Leaf menor é recarregado com um carregador de energia de 6,6 kW, embora tenha uma conexão de carga rápida de 50 kW, que pode carregar até 80% da bateria em cerca de 40 minutos. Aquele de maior capacidade promete uma recarga muito mais rápida, pois pode ser conectado a um carregador de 100 kW.
A tração é dianteira e a transmissão automática, de uma relação única. Este Nissan é uma família compacta, medindo 4,49 metros de comprimento, que é oferecida com uma carroceria única de cinco portas, cinco bancos e entre 385 e 394 litros de porta-malas, dependendo da bateria.
O melhor é que oferece um equipamento completo, com grande acervo de auxiliares de direção. Tem boa habitabilidade, porta-malas aceitável e suspensão confortável. Porém, tem bateria não resfriada, o que pode limitar a velocidade de carregamento em climas quentes.