Os melhores e mais acessíveis carros elétricos
7 – Kia e-Niro
Modelo compacto com tração dianteira que apresenta uma imagem de SUV inconfundível, mas não equipa um sistema de tração integral, não é uma opção, nem desfruta de bons níveis off-road.
É claro que é um veículo equilibrado pela boa relação preço / produto e, sobretudo, pelos seus interessantes sistemas de propulsão híbridos e elétricos. São três versões: um 1.6 HEV híbrido, que combina um motor a gasolina e um elétrico que fornecem um total de 141 cv.
Outro 1.6 PHEV híbrido plug-in com a mesma potência e 58 km de autonomia elétrica e, por último, apenas duas variantes EV elétrico, 136 e 204 cv, respectivamente, que oferecem um alcance entre 289 e 450 km. Os híbridos adaptam uma caixa automática de seis marchas com dupla embreagem e a elétrica, também automática. O porta-malas tem 401 litros (324 na versão PHEV e 451 na EV).
O melhor deste carro é que é muito parecido com o Hyundai Kona EV, mas oferece melhores bancos traseiros e, acima de tudo, um porta-malas mais largo. É a opção certa para quem precisa de espaço para viajar. Porém, tem acabamentos um pouco inferiores ao Kona, principalmente até receber o restyling do resto da gama e freios barulhentos.
8 – Mazda MX-30
Com dimensões quase traçadas às do CX-30, o MX-30 é um SUV elétrico que começou a ser comercializado em meados de 2020, embora as reservas já eram aceitas antes disso. Externamente, destaca-se pela ausência de um pilar B e pelas portas traseiras de abertura reversa inspiradas nas do Mazda RX-8 produzido entre 2002 e 2012.
Este SUV é movido por um motor elétrico e-SKYACTIV de 141 cv, alimentado por baterias de íon-lítio, desenvolvidas pela Panasonic, com capacidade de 35,5 kWh. A autonomia é de 200 quilômetros.
Além disso, o MX-30 suportará cargas de corrente alternada com potência de até 6,6 kWh, para que este veículo possa ser totalmente carregado em apenas 5 horas. Um número que ainda precisará ser reajustado.
O melhor é seu comportamento dinâmico. Tem excelente acelerador e sensação de freio, design muito original e interior construído com materiais reciclados. No entanto, sua autonomia é inferior à oferecida por seus principais rivais.