Como Funciona o Leilão de Carros Financiados no Brasil
Todos os anos milhares de motoristas contratam financiamento bancário para comprarem seus carros sem precisar fazer o pagamento à vista.
Ou seja, quem realiza um financiamento automotivo, tem um prazo para efetivar o pagamento que é feito através de parcelas mais suaves, dependendo do valor contratado.
Ocorre que em algumas situações, esses veículos podem ser encaminhados para leilão. Veja quais são as principais causas e como participar deste tipo de evento.
Como funciona um financiamento automotivo
O financiamento automotivo é um dos meios mais acessíveis para que a população compre o seu veículo. Afinal, a partir dele, as financeiras possibilitam o pagamento do carro através de parcelas que cabem no bolso do condutor o que facilita bastante a vida de muitos brasileiros.
Afinal, no financiamento automotivo, a financeira quita diretamente ao vendedor o valor do bem e recebe o pagamento em prestações ao longo de um período que pode ir de 24 a 72 vezes, a depender da financeira e do veículo negociado.
Contudo, para que o banco tenha um pouco mais de segurança na transação, o veículo negociado fica ligado ao banco até a finalização do pagamento das parcelas, como uma garantia de pagamento.
Como um veículo vai parar em um leilão de carros financiados
Como dito anteriormente, quando um veículo é financiado através de uma instituição financeira, o mesmo fica alienado a ela até que a sua quitação seja feita pelo proprietário.
No entanto, apesar do banco se cercar com relação ao valor da prestação bem como o bom histórico de pagamento, ocorre que, em algumas situações, os motoristas não conseguem manter o financiamento em dia.
Desta forma, em caso de inadimplência, o banco reintegra o veículo ao seu patrimônio retirando o carro de circulação.
Quando isso ocorre, o motorista tem um prazo para regularizar os débitos e após este prazo, o veículo é encaminhado diretamente para leilão.
Como funciona o leilão de carros financiados
O leilão de carros financiados é um das maneiras mais simples, eficazes e baratas de comprar seu primeiro veículo ou trocá-lo por outro modelo mais novo ou mais confortável.
Tudo porque, em eventos como esse, é possível adquirir bons modelos com cerca de 70% menos do valor praticado no mercado.
Porém, é importante ter em mente que o pagamento é feito de forma a vista, não é possível fazer uma análise maior com relação ao estado do veículo já que não é permitido ligar o automóvel e ainda, que em caso de dano posterior, os custos de manutenção serão de responsabilidade do arrematante, já que a casa de leilão e a financeira proprietária do lote não se responsabilizará.
Apesar dessas situações que exigem um pouco mais de atenção, a verdade é que a maior parte dos motoristas buscam pelo leilão de automóveis financiados por conta de algumas vantagens, como:
Veículos mais novos
Os veículos oriundos de financiamento, normalmente, são automóveis mais novos. Afinal, a financeira não aceita realizar o financiamento com carros com mais de 5 anos de idade.
Veículos em bom estado de conservação
Quando falamos de um leilão de carro financiado, estamos falando de automóveis que estão em um bom estado de circulação e foram apreendidos, por força de busca e apreensão, pela autoridade policial.
Ou seja, são veículos relativamente novos que estavam em circulação até serem devolvidos aos bancos durante uma blitz, por exemplo.
Desta forma, a maior parte destes veículos estão em bom estado de conservação e poderão exigir um custo baixo de manutenção.
Menos curto de compra
Por se tratar de um leilão, o banco quer reduzir os impactos causados pela inadimplência do financiamento automotivo.
Ou seja, como parte do bem já foi quitado pelo antigo proprietário e o banco tem interesse em retomar o valor empregado nele o mais rápido possível, nesses tipos de eventos, é possível comprar carros com um custo bem abaixo do preço de mercado indicado na tabela FIPE.
Este valor é tão atraente que pode girar em torno de 30 a 70% de economia para o arrematante, o que atrai um número cada vez maior de participantes interessados neste tipo de transação.