Continua após a publicidade..

Leilão de veículos recuperados de financiamento – Como funciona

Redação   |   24-05-2024   |   Leilões

Você é do tipo que sempre pensou em comprar um carro de veículo, porém tem receio por não saber como funciona muito bem o leilão de veículos recuperados de financiamento, continue lendo este artigo e veja como arrematar o carro que você deseja de uma forma legal e segura. 

Confira!

Afinal, é seguro comprar um carro de leilão?

Atualmente um número cada vez maior de brasileiros têm procurado esta modalidade de evento para comprar seus veículos.

Continua após a publicidade..

Afinal, com a pandemia de covid19 e a crise econômica, comprar um carro para fugir de aglomerações em transportes públicos e pagando pouco, se tornou um desejo para muitos brasileiros.

Porém, é importante ter em mente algumas informações para aumentar as chances de fazer um bom negócio, sem arrependimentos.

Afinal, pesquisando bem e tendo os devidos cuidados, é possível comprar um bom carro, com preço bem abaixo do de mercado e de uma forma segura. 

Como os carros vão parar no leilão de carros recuperados

Muitos dos carros de leilão são recuperados todos os dias por conta da inadimplência do financiamento, sem muitos problemas mecânicos e nem danos graves.

Neste sentido, quando falamos de carros recuperados, estamos falando de veículos apreendidos por inadimplência do financiamento. 

Afinal, não é de hoje que os brasileiros são apaixonados por carros, porém, com o alto custo dos veículos no Brasil, nem sempre o comprador consegue arcar e acaba precisando devolver o veículo a financeira, conforme previsão contratual.

Isso ocorre porque, quando uma pessoa compra um carro financiado, o mesmo fica como garantia contratual de pagamento. Ou seja, em caso de inadimplência, o banco pode retomar o bem.

Assim, como forma de diminuir os prejuízos causados pela falta de pagamento, os bancos encaminham os veículos recuperados para o leilão. 

No entanto, como os bancos não possuem experiência neste tipo de transação, os carros são leiloados por casas de leilão. Desta forma, todos os trâmites relativos ao evento, lances e arrematações ficam a cargo delas até a liberação do veículo.

Por se tratar de uma recuperação, muitas vezes é possível arrematar um carro semi novo, em bom estado de conservação, por menos de 50% do valor praticado no mercado. Já imaginou?

Por isso, fazer uma boa transação através do leilão de carros recuperados pode ser uma excelente maneira de comprar um primeiro carro ou até mesmo trocar por outro mais confortável, por um custo menor, razão pela qual um número cada vez maior de brasileiros têm participado de eventos como esses.

Porém, antes de fazer os primeiros lances, é importante observar alguns fatores importantes. Veja!

Detalhes importantes sobre o leilão de carros

Manutenção

Apesar dos veículos recuperados em sua maioria disponibilizarem um bom estado de conservação, nem sempre é assim. Desta forma, é sempre indicado reservar uma quantia para resolver qualquer pendência sem aperto.

Sem revisão antes da compra

Esse é um dos pontos mais confusos para quem pensa em comprar um veículo recuperado em leilão. 

Tudo porque, não é possível saber muitos detalhes sobre o estado de conservação do carro já que não é possível ligar o carro e o bem será entregue a você no estado em que se encontrar. 

Então, realmente, é um risco que precisa ser calculado pelo arrematante. 

Uma forma de contornar, é fazer a visita no dia determinado no edital e reservar uma quantia para possíveis emergências mecânicas.

Pagamento à vista

Ao contrário do financiamento, apesar do custo ser menor, o arrematante precisa desembolsar o custo do carro de forma à vista, dentro do prazo, sob pena de precisar pagar multa e ainda o aluguel do pátio até que o veículo possa ser retirado. 

Por isso, é fundamental que, antes de dar lances por aí, verifique sua real condição financeira para evitar problemas futuros ainda maiores.

Posts relacionados
Comprar Motos de Leilão do Banco Bradesco
Comprar Motos de Leilão do Banco Bradesco Comprar motos de leilão aprendidas por falta de pagamento é
Leilão de carros do Banco Bradesco- Por que o banco leiloa?
Leilão de carros do Banco Bradesco- Por que o banco leiloa? Se você sempre teve vontade de comprar um veículo de leilão por
Lotes de Motos de Leilão no Detran
Lotes de Motos de Leilão no Detran Atualmente, um número cada vez maior de brasileiros participa de
Leilão de Veículos SemiNovos
Leilão de Veículos SemiNovos O Leilão de Veículos do Banco Santander, o qual tem data prevista