Aprenda como tirar a CNH grátis!
Antes de tudo, você sabia que é possível tirar a CNH grátis? Se tem interesse nesse assunto, continue a leitura que vamos te dar todas as informações.
Em suma, existe um projeto social no Brasil que é focado na qualificação e habilitação de condutores de veículos automotores: o CNH Social.
Esse projeto tem o objetivo de possibilitar que pessoas de baixa renda tirem a primeira CNH grátis (Carteira Nacional de Habilitação), nas categorias A (motos e triciclos) ou B (carros de passeio). Também é possível adicionar categorias ou ainda mudar da categoria B para D (veículos com mais de oito passageiros).
Na prática, a iniciativa é dos governos estaduais, em parcerias com municípios, que definem as regras do projeto e as exigências para participar dele. Pelo menos 13 estados brasileiros já aderiram ao projeto, entre eles:
- Acre;
- Amazonas
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte;
- Sergipe;
- Alagoas;
- Pernambuco;
- Roraima.
Como tirar a CNH Grátis
Como explicamos acima, o programa CNH Social é aprovado pelo governo federal, porém são os estados e municípios quem possuem autonomia para criar as diretrizes de acesso do cidadão ao programa.
No entanto, em linhas gerais, para solicitar a CNH gratuita ou com custo reduzido, o candidato deve atender a critérios, tais como:
- Ter mais de 18 anos;
- Ser alfabetizado;
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo per capita;
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Não ter renda formal;
- Apresentar comprovante de residência no estado ou município que está oferecendo o programa.
Mas atenção! É preciso estar atento às normas específicas de cada localidade em relação à emissão do documento, visto que essas regras podem variar.
Para obter informações detalhadas, basta acessar o site do Detran da região em que você reside e pesquisar por “CNH Social” na barra de busca.
Em alguns estados, por exemplo, uma das exigências é que o solicitante tenha feito o Enem ou concluído o ensino médio.
Validade
Embora esteja dentro de um programa, a CNH Social é válida em todo território brasileiro, não se diferenciando em nada da carteira de habilitação comum.
Leia também Aplicativos mostram postos com descontos nos combustíveis
Gostou desse conteúdo? Continue navegando por aqui!