8 sinais para identificar um amigo falso e o que fazer
Ele pode dizer que a saga que lê é boba ou infantil, que seu estilo de vestir-se é ridículo ou que você só fala besteira. Realmente acha que os amigos fazem isso uns com os outros?
O oposto. Amigos de verdade ajudam uns aos outros a sentirem orgulho de quem são. Eles transmitem positividade um ao outro.
7. Só falam sobre si mesmos
Eu, eu, eu e mais eu (e nunca você) são as palavras favoritas de um amigo falso. Eles podem passar horas falando sobre si mesmos, sem nunca perguntar como está. E pior, quando começa a falar algo para eles, te interrompem e acabam falando sobre eles de novo.
Experimente este teste simples: fale com o amigo que suspeita ser falso e comece a contar a ele sobre um problema que te preocupa.
Se suas suspeitas estiverem corretas, em menos de cinco minutos ele vai interrompê-lo para desviar a conversa para ele e em nenhum momento vai se concentrar no seu problema novamente.
Isso pode ser muito frustrante, mas também é um dos sinais mais claros que deve ficar longe.
8. Nunca te defendem quando alguém te ataca ou insulta
Um verdadeiro amigo não suporta que alguém fale mal de você, muito menos te insulte. Esteja presente ou não, ele “desembainhará a espada” para te defender.
Pode fazer isso de uma forma muito cordial e politicamente correta, ou pode ficar definitivamente ofendido e chateado, isso vai depender da sua personalidade. A questão é que encontrará uma maneira de fazer com que quem está te zombando veja que não está certo.
Um falso amigo, por outro lado, não tem a motivação genuína necessária para te defender, porque, no fundo, não se importam se falam mal de você. Podem até aumentar a provocação ou xingamentos.
Na pior das hipóteses, o falso amigo é precisamente aquele que mais fala mal pelas suas costas. Preste muita atenção, porque às vezes essas atitudes são difíceis de detectar em uma pessoa muito hipócrita.