Continua após a publicidade..

Veja como fazer prova de vida do INSS pela internet

Thaisi Carvalho   |   11-07-2024   |   Dicas

A prova de vida do INSS é um procedimento obrigatório para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. Esse processo serve, sobretudo, para evitar fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos de forma segura e correta.

Desse modo, todos os beneficiários, incluindo aposentados, pensionistas ou cidadãos que recebem algum benefício do governo, precisam realizar a prova de vida para continuar recebendo seus pagamentos.

Importância da prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS é essencial para confirmar que o beneficiário está vivo e apto a continuar recebendo o benefício previdenciário.

Continua após a publicidade..

Contudo, sem esse procedimento, o órgão pode suspender o pagamento. Portanto, é fundamental que todos os beneficiários estejam cientes da importância de realizar a prova de vida dentro do prazo estabelecido.

Assim, para facilitar o processo e evitar que as pessoas tenham que se deslocar presencialmente, é possível realizar a prova de vida de forma digital de duas maneiras principais: pelo aplicativo gov.br ou pelo Meu INSS.

Como fazer a prova de vida no aplicativo gov.br

Baixe o aplicativo gov.br, disponível para Android e iOS. Então, faça o login com seu CPF e senha. No entanto, se ainda não tiver uma conta gov.br, siga as instruções para criar uma.

Depois disso, na tela inicial do app, vá até a opção “Serviços”, clique em “Prova de vida”. Em “Histórico de Prova de vida”, selecione o tópico “Prova de vida pendente”.

Então, o app vai mostrar a tela de autorização e você deve clicar em “Autorizar”. Em seguida, basta seguir as instruções para fazer o reconhecimento facial. Quando finalizar, clique em “OK”.

Após concluir o reconhecimento facial, aguarde a confirmação de que sua prova de vida do INSS foi realizada com sucesso. Na tela de autorização, o status dela mudará para “Autorizado”.

Pronto. Por fim, você deve fazer o acompanhamento direto no site do seu órgão pagador.

Como fazer a prova de vida no aplicativo Meu INSS

Como fazer prova de vida do INSS digital

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O app Meu INSS usa o reconhecimento facial para fazer o procedimento. Porém, para isso, você precisa ter sido selecionado para fazer a prova de vida por biometria, no app do gov.br. Ou seja, você deve baixar os dois aplicativos no celular. Ambos funcionam em Android e iPhone (iOS). 

Veja o passo a passo abaixo:

Faça o login no app Meu INSS. Se você foi selecionado para a prova de vida por biometria, esta opção aparecerá no aplicativo. Então, basta clicar nela e, depois, em “Iniciar prova de vida”;

Agora, você deve acessar o aplicativo do gov.br para autorizar o uso da biometria. Vá na aba das autorizações e você verá uma notificação da prova de vida. Clique em “Autorizar”;

Siga as instruções para fazer a biometria no Gov.br e capturar as imagens do seu rosto; 

Quando a biometria for finalizada, volte para o aplicativo Meu INSS e clique na opção “Prova de vida” para pegar o protocolo do procedimento. 

Baixe o aplicativo Meu INSS ou gov.br na loja oficial do seu dispositivo:

Leia também: Aplicativo para assistir Eurocopa 2024

Continue navegando pelo Consulte Online!

Posts relacionados
Como ouvir músicas católicas grátis pelo celular
Como ouvir músicas católicas grátis pelo celular Você ouve músicas católicas e gostaria de conhecer os melhores
INSS: Como usar o aplicativo para saber quando irá se aposentar
INSS: Como usar o aplicativo para saber quando irá se aposentar Se você quer descobrir quando irá se aposentar, o aplicativo Meu
Como assistir grátis Rede Vida pelo aplicativo
Como assistir grátis Rede Vida pelo aplicativo Com o avanço da tecnologia, sabia que é possível assistir grátis
Como assistir TV Aparecida grátis pelo app
Como assistir TV Aparecida grátis pelo app Você sabia que há diversas formas de assistir TV Aparecida de