Continua após a publicidade..

Confira como fica a segurança de dados ao utilizar o app Lensa

Nila   |   15-07-2024   |   Curiosidades

O app Lensa bombou nas redes sociais nos últimos dias. Se você não fez seu avatar, certamente viu pelo menos um amigo compartilhando a imagem. Mas, você sabe do que se trata essa ferramenta e se ela é segura para os seus dados?

Esse aplicativo tem a proposta de transformar as fotografias dos usuários em avatares ilustrados. No entanto, seu diferencial do Lensa é que ele utiliza a inteligência artificial para produzir os desenhos.

Assim, o aplicativo cativou milhões de usuários das redes sociais porque ele estiliza as fotos, dando às ilustrações visuais inéditos e divertidos.

Continua após a publicidade..

Portanto, como saber se o app Lensa é seguro para os meus dados?

Como fica a segurança dos dados com o app Lensa

Foto: Reprodução/Lensa

No entanto, depois da febre, muitos usuários do app Lensa começaram a manifestar preocupação com a segurança de seus dados ao compartilhá-los com a plataforma.

Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre essas questões. Continue acompanhando!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência que estuda formas de possibilitar máquinas e sistemas computacionais de imitar a inteligência e o comportamento humanos.

Desta maneira, estes podem executar tarefas humanas, como conversar ou mesmo desenhar, como no app Lensa.

Como fica a segurança dos dados no app Lensa?

Muitos usuários do Lensa começaram a se preocupar com a segurança das informações utilizadas em seu cadastro e até mesmo com o uso de sua própria imagem pela organização que faz o gerenciamento do aplicativo.

Essas preocupações, entretanto, não são infundadas. Isso porque o aplicativo coleta os dados que o usuário envia no ato do cadastro da plataforma, como número de cartão de crédito, número de telefone e documentos, por exemplo.

Leia também: Conheça o Lensa, o aplicativo que cria suas fotos artificiais

Além destes, ficam armazenados no sistema informações como número do IP do aparelho em que o usuário acessa o aplicativo, histórico de navegação, tempo de uso do app e dados de rastreamento comportamental.

Outro ponto é que o app Lensa tem acesso à galeria do celular do usuário e, portanto, a todas as suas fotos e vídeos. O documento de políticas de privacidade da plataforma é enfático dizendo que as fotos são excluídas depois de 24 horas de armazenamento.

Por outro lado, o mesmo termo afirma que, ao produzir um avatar com a Intelgiência Artificial do Lensa, o usuário cede à empresa as ilustrações geradas.

Deste modo, a empresa tem a liberdade e o controle para fazer o uso que bem entender das imagens produzidas a partir da foto do usuário sem que este tenha qualquer ganho com isso.

Como utilizar este app com segurança

Tendo em vista as políticas de privacidade da companhia que administra este app, não há uma forma completamente segura de fazer uso do Lensa.

No entanto, graças à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o usuário pode entrar em contato com a Prisma Labs por meio do endereço eletrônico privacy@lensa-ai.com a fim de requerer que esta exclua todos os seus dados após a produção das imagens com a IA.

Para saber mais curiosidades como esta, continue atento ao Consulte Online!

Posts relacionados
Qual destino da personagem Narcisa após o fim do programa de Eliana no SBT?
Qual destino da personagem Narcisa após o fim do programa de Eliana no SBT? O personagem Narcisa é uma marca icônica da televisão brasileira,
As melhores inteligências artificiais gratuitas para 2024
As melhores inteligências artificiais gratuitas para 2024 As plataformas de inteligências artificiais (IA´s) estão se
Aplicativo para assistir Sporting ao vivo
Aplicativo para assistir Sporting ao vivo Assistir Sporting ao vivo nunca foi tão fácil. No entanto, para te
Assista os jogos do Tottenham ao vivo grátis
Assista os jogos do Tottenham ao vivo grátis Se você é fã de futebol e quer acompanhar os jogos do Tottenham,