Por que às vezes tem a sensação de que está caindo da cama?
Quais são as causas da sensação de estar caindo da cama?
Existem vários fatores que podem estimular o aparecimento de espasmos hípnicos. Ficar ansiosa ou estressada é um deles, assim como beber álcool, bebidas com cafeína ou fumar antes de ir para a cama.
Exercícios extenuantes à noite podem causar deficiências de cálcio, magnésio ou ferro e, consequentemente, choque hipnótico. Além disso, dormir em uma posição desconfortável também pode dar origem à sensação de que cai da cama. Assim como ser privado de sono e / ou usar medicamentos.
Quando e por que pode ter a sensação de que está caindo da cama?
Se adormecermos muito rapidamente, é provável que tenha um “puxão mioclônico”. Quando a frequência cardíaca e a respiração diminuem com uma certa velocidade, e não gradualmente, pode dar a sensação de que esta caindo da cama: os músculos relaxam, mas o cérebro ainda está ativo.
Como essa situação é percebida como algo estranho pelo seu corpo, há aquele solavanco que te leva a acordar. Embora desconfortável e protagonista de um susto muito considerável, ajuda o corpo a tomar consciência de que tudo está correndo bem e a poder, então, entregar-se ao sono.
O que pode fazer para evitar a sensação de cair da cama?
A primeira premissa para evitar o espasmo hípnico é a fundamental diante de qualquer tipo de problema relacionado ao sono: dormir oito horas ou ir para a cama e levantar-se nos mesmos horários todos os dias. Também é aconselhável evitar exercícios físicos por, mais ou menos, seis horas antes de dormir.
O relaxamento pode ser um método para evitar aquela sensação de que cai da cama. Deve evitar todos os tipos de refrigerantes, com álcool, tabaco e cafeína, se não quiser ter esse despertar assustado.
E esqueça todo tipo de pensamentos estressantes ou preocupantes, além de manter uma alimentação variada, saudável e equilibrada.
Com todas essas informações em mente, é claro que, na grande maioria dos casos, não há nada a temer em relação ao espasmo hípnico. Porém, deve que ir ao médico se essa sensação de cair da cama se tornar recorrente, pois nesse caso pode ser mais que um susto irritante.