PIS PASEP: Como consultar e sacar
A Caixa liberou recentemente o abono salarial do PIS PASEP, para as pessoas nascidas em novembro e dezembro, referente a 2022.
Portanto, os indivíduos que trabalharam, pelo menos, 30 dias no ano citado — no regime CLT ou no serviço público e se encaixam nos critérios — têm direito ao benefício.
O valor equivalente ao período trabalhado em 2022 foi liberado no dia 15 de agosto para este grupo de trabalhadores. Assim, se você faz parte, pode sacar o dinheiro até 27 de dezembro deste ano.
Saiba mais sobre o abono salarial, como consultar e sacar lendo este texto.
O que é o PIS PASEP?
Trata-se de um abono salarial disponibilizado para trabalhadores CLT, bem como para servidores públicos. Desse modo, o PIS — Programação de Integração Social — é pago ao colaborador registrado no regime de Consolidação das Leis do Trabalho.
Por outro lado, se você é funcionário público, tem direito ao PASEP — Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público.
O PIS/PASEP é pago, todos os anos, para esses colaboradores. No entanto, o valor a cada indivíduo é sempre equivalente ao período de trabalho realizado por cada um.
PIS PASEP: Quem pode receber?
Para receber o benefício, referente ao ano de 2022, o colaborador precisa atender aos critérios estabelecidos
Sendo assim, ele precisa estar cadastrado há cinco anos no PIS/PASEP. Além disso, necessita ter atuado, no mínimo, por 30 dias em algum dos regimes no ano-base.
Contudo, a remuneração média por mês de trabalho não pode ultrapassar a dois salários mínimos.
Então, o colaborador que trabalhou um mês, em 2022, recebe R$ 117,67. Já aquele que atuou nos 12 meses tem direito ao valor de R$ 1.412,00.
Vale destacar ainda que o trabalhador precisa estar com os dados corretos, tanto no eSocial como no Rais — Relação Anual de Informações Sociais.
Onde consultar e como sacar o PIS/PASEP?
O trabalhador que tem direito ao PIS saca o valor em contas da Caixa. Sendo assim, ele pode retirar o dinheiro em alguma das agências, lotéricas, caixas eletrônicos 24h e pelo app Caixa Tem.
O PASEP, por sua vez, é sacado no Banco do Brasil. Assim, o colaborador pode ir a uma agência da instituição financeira ou mesmo fazer a transferência via app para outra conta.
O trabalhador pode consultar se tem o direito do PIS PASEP por meio da Carteira de Trabalho Digital.
Então, ele necessita abrir o aplicativo, clicar em “Entrar”, informar o login (número do CPF) e a senha.
Com o app aberto, o trabalhador deve apertar o ícone de menu sanduíche — na parte inferior direita da tela. Assim, aparecerá algumas seções.
Portanto, ele precisa ir em “Benefícios” e na subseção “Abono Salarial”. Com isso, o app mostra se o usuário tem ou não direito à remuneração.
O Caixa Tem é outra opção. Nesse caso, o colaborador precisa apenas logar a conta e clicar em “Abono Salarial” na página inicial.
Baixe os apps
Todos os colaboradores com direito ao abono salarial devem sacar o dinheiro até 27 de dezembro.
Os apps de consulta estão disponíveis gratuitamente nas lojas oficiais.
Leia também: Como usar o Caixa Tem?
Acompanhe mais informações e dicas no Consulte Online.