Como cibercriminosos roubam dados de cartões?
Nos últimos anos, o número de crimes virtuais aumentou de maneira considerável. Estes ocorrem por meio do roubo de dados de cartões de crédito, como o número e o código de segurança. São várias as maneiras pelas quais os cibercriminosos conseguem ter acesso e roubar essas informações.
Saber de que modo isso pode ocorrer é fundamental para manter a sua segurança na web. Quer saber quais são as formas como os cibercriminosos roubam dados de cartões? Então, continue lendo este artigo!
Como cibercriminosos roubam dados de cartões?
Phishing
Esta é uma das técnicas mais populares para roubar dados de cartão de crédito, documentos e outras informações que deveriam ser sigilosas. Os criminosos fazem isso de maneira bastante simples, na verdade, e até amadora. Muitos deles enviam e-mails ou entram em contato com as vítimas por outros meios fingindo que são autoridades ou entidades oficiais, como bancos, por exemplo. Então, a vítima clica em links ou envia informações e sofrem prejuízos.
Malware
Outra maneira bastante comum de roubar dados na internet é por meio de malwares. Estes espalham “ladrões de dados” em links maliciosos e até mesmo em downloads que o usuário pode fazer inocentemente. Então, os cibercriminosos roubam as informações e lesam as vítimas.
Skimming digital
Esta consiste em uma tática de instalação de malwares em páginas de e-commerce justamente na área de pagamentos. Assim, roubam o número e o código de segurança do cartão de crédito e fazem compras em nome da vítima.
Violações de dados
Muitas empresas dos mais diversos segmentos também têm culpa na aplicação de golpes. Isso porque nem todas elas têm políticas de proteção de dados que sejam realmente eficazes.
Assim, hackers e outros cibercriminosos conseguem acesso ao banco de dados dessas companhias que deixam as informações de seus clientes sem proteção e fazem uso delas.
Wi-Fi público
Até mesmo as redes públicas de conexão Wi-Fi são potenciais ladras de dados de cartão de crédito. Caso hackers também tenham acesso a essas redes, eles podem, facilmente, surrupiar as informações dos demais usuários.
Leia também: WhatsApp lança ferramenta para proteger conversas
Quer conferir mais dicas de segurança na web? Então, siga lendo o Consulte Online!