Cabelo no banho: 10 razões pelas quais seu cabelo cai
9 – Falta de vitaminas
Um dos aspectos mais importantes está relacionado com o fornecimento de quantidades suficientes de vitaminas ao seu corpo e com a sua absorção da melhor forma possível. Sem vitaminas, seu cabelo perde força.
Uma gama completa e equilibrada de vitaminas ajuda o corpo a produzir a quantidade certa de hormônios. Na prática, refere-se principalmente a otimizar os níveis de vitamina D, expondo-se aos chamados banhos de sol, comer frutos do mar e outros alimentos ricos nessa vitamina.
Também a vitamina B12 é importante para o estado do cabelo, e além de tomar é importante conhecer os hábitos que ajudam a valorizá-la e não a desperdiçar. Por exemplo, nem todo mundo sabe que mudar de grãos refinados para inteiros ajuda a preservar as reservas de vitamina B12.
Voltando à vitamina D, é bom saber que a deficiência dessa vitamina costuma estar associada a problemas de tireoide e que ajudar em sua absorção ajuda a neutralizar os efeitos do hipertireoidismo.
10 – Fator hereditário
Se em sua família houver pessoas com reentrâncias muito pronunciadas ou pouco cabelo, é provável que você os perca por herança. É uma causa muito comum e o gene pode vir da mãe ou do pai.
Esse distúrbio é chamado de alopecia androgênica, calvície de padrão masculino ou calvície de padrão feminino. Geralmente ocorre de forma progressiva e em padrões previsíveis: uma linha fina recuando e manchas calvas nos homens e um enfraquecimento do cabelo ao longo da coroa do couro cabeludo nas mulheres.
Ao contrário da queda de cabelo ocasional, como queda de cabelo devido a deficiência nutricional, que é temporária, no caso da calvície hereditária, a queda de cabelo é irreversível. O cabelo que caiu não volta mais a crescer. Os implantes capilares ou transplantes capilares são, então, o último recurso para repovoar as áreas afetadas com cabelo.
Mas, para evitar que a calvície afete o resto da cabeça, é aconselhável consultar um dermatologista o mais rápido possível. Este especialista é o único capaz de fazer o diagnóstico correto e, portanto, recomendar o melhor tratamento antiqueda.