Cabelo no banho: 10 razões pelas quais seu cabelo cai
7 – Ganhando e perdendo peso constantemente
Muitas pessoas perdem muito cabelo e não são sabem o porquê, uma vez que não há vestígios na família que indiquem que pode ser um assunto genético e não sofrem de doenças crônicas.
A resposta para o fato de que a cada dia as entradas são mais acentuadas pode estar na dieta que você ingere. Uma dieta pobre, ganho e perda drástica de peso, o efeito rebote e exercícios intensos podem estar levando à queda drástica de cabelo.
Essas dietas rígidas podem cobrar pelo seu cabelo. Podem adicionar um grande fardo ao corpo, diminuindo suas defesas. A medida que emagrece, o corpo usa proteínas que estimulam o crescimento e o fortalecimento do cabelo para construir músculos.
Assim, evite dietas que restrinjam calorias muito severamente, adicione uma variedade de proteínas saudáveis à sua alimentação para ajudar a melhorar a produção de aminoácidos necessários para a produção de queratina e coma muitos grãos inteiros, frutas e vegetais.
8 – Anemia
A queda intensa dos cabelos, principalmente ao lavá-los ou penteá-los, é, junto com a fadiga, um dos principais sintomas da anemia ferropriva. A causa pode ser uma dieta pobre em ferro ou grande perda menstrual.
É um estado de fraqueza do corpo, bem como uma das causas mais comuns de alopecia difusa. Isso ocorre porque o sangue apresenta baixos níveis de hemoglobina, que é uma proteína responsável por conduzir o oxigênio aos tecidos.
Se há pouco ferro, há pouca hemoglobina que pode cumprir sua função. Se isso acontecer, se a hemoglobina não levar oxigênio aos tecidos, os bulbos capilares, onde estão as raízes dos folículos capilares, não recebem oxigênio suficiente e, portanto, não são suficientemente nutridos para crescerem. Consequentemente, o cabelo cai.
Se sentir os sintomas de anemia, o mais importante é que consulte o seu médico para uma análise. É o método mais eficiente para verificar o nível de hemoglobinas e ferro no sangue. A anemia afeta o cabelo, mas também muitas outras partes do corpo, e é importante que seu médico esteja ciente disso.