Cabelo no banho: 10 razões pelas quais seu cabelo cai
5 – Gravidez e menopausa
Seu corpo muda de várias maneiras. Este par são processos femininos com grandes alterações hormonais. Em ambos os casos, os níveis de estrogênio diminuem, afetando a fixação do cabelo no couro cabeludo.
Por esse motivo, cerca de 3 ou 4 meses após o parto, muitas mulheres perdem alguns fios de cabelo, que então reaparecem. E durante a menopausa, o cabelo fica mais fino e quebradiço, e é completamente normal.
Durante a menopausa, o corpo feminino experimenta profundas mudanças, que inevitavelmente desencadeiam a queda de cabelo, atribuível principalmente à redução dos níveis de estrogênio. A redução da ingestão desses hormônios leva ao aumento dos andrógenos, associado à alopecia androgenética.
Os folículos capilares afetados pelo excesso de andrógenos produzem cabelos cada vez mais finos e ralos e torna-se necessário intervir a tempo de interromper o processo de involução. O corpo pode ser ajudado nesses momentos, em primeiro lugar minimizando o consumo de nicotina, cafeína e álcool, elementos que estressam o pico do estrogênio.
6 – Tratamentos médicos
Sofrer de uma doença grave ou crônica é, na maioria das vezes, a necessidade de um tratamento farmacológico em que um dos efeitos colaterais ou secundários, é a perda em maior ou menor quantidade e cabelos enfraquecidos, isso pode afetar em grande parte psicologicamente, causando depressão e afetando a autoestima.
A lista de medicamentos que podem causar queda de cabelo em maior ou menor grau é bastante longa, depende em muitos casos de cada pessoa. Isso não significa que sempre que tomar esses medicamentos perderá cabelo, mas que existe a possibilidade de novas perdas. Depende da dosagem, da sensibilidade de cada pessoa e do próprio medicamento.
Nas mulheres é geralmente muito mais traumático do que nos homens, talvez porque seja muito menos comum ver uma mulher sem cabelo. A queda de cabelo pode ser causada também por alguns tratamentos médicos. Por exemplo, as pessoas que recebem quimioterapias para combater o câncer perdem o cabelo, mas uma vez que o processo é concluído, ele cresce de volta e, acredite, parece absolutamente lindo.
Por isso é sempre bom estar atenta aos medicamentos e nunca se auto medicar. Mesmo que pareça difícil perder seu cabelo por causa de um tratamento, lembre-se que sua vida vale muito mais. Cabelo cresce de novo. Nunca deixe de seguir um tratamento por causa disso.