As 10 maiores cobras do mundo
6. Diamond python
A Morelia spilota spilota, python diamantina ou python diamante, é uma espécie nativa da Austrália que pode ser encontrada tanto em áreas costeiras como em regiões montanhosas. Apresenta uma cor verde azeitona intensa, com manchas pretas de centro amarelado.
O tamanho adulto médio desta subespécie é geralmente cerca de 2 m (6,6 pés) de comprimento total (incluindo a cauda), embora seja conhecido por atingir um comprimento total de cerca de 3 m (9,8 pés), com espécimes muito raros registrados em até 4 m (13 pés). [3]
É a python que ocorre mais ao sul do mundo e é encontrada em altitudes mais elevadas do que qualquer outra espécie de python australiana. Como mencionado, é bastante variável em cor e padrão.
Seu nome deriva da palavra “spilota”, que significa “manchada”. Ao longo do corpo e da cauda há vários grupos de escamas amarelas ou creme que formam “rosetas” que se parecem um pouco com diamantes (daí o nome comum). A parte inferior é branca, creme ou mesmo amarelada, embora muitas vezes seja manchada de preto.
5. Anaconda verde
A sucuri verde (Eunectes murinus) é uma cobra pertencente à família da Boidae que pode ser encontrada em toda a América do Sul. É considerada a espécie mais pesada entre as cobras, com no máximo 98 quilos. Por causa disso, vive preferencialmente debaixo d’água.
A pele é verde escura no topo, com manchas pretas em forma de círculos que circundam todo o corpo. O tamanho varia conforme o sexo: as fêmeas medem entre 4 e 5 metros, enquanto os machos atingem apenas 2 a 3,5 metros. Desta forma, é a cobra mais pesada do mundo, mas não a mais longa.
A sucuri é uma cobra grande não venenosa e o termo “anaconda” é frequentemente usado para se referir a esta espécie, embora o termo também possa ser aplicado a outros membros do gênero Eunectes.
O nome científico da sucuri verde, Eunectes, deriva de uma palavra grega que significa “bom nadador”, enquanto o nome da espécie, murinus, vem do latim e significa “dos ratos”, pois se acreditava que esses roedores faziam parte da dieta desta cobra. É a maior cobra nativa das Américas.