Os maiores insetos do mundo
O título deste artigo é muito claro: refere-se a insetos. Portanto, a lista que será apresentada a você vai ser diferente daquela proposta por outros textos com o mesmo título, pois incluirá apenas animais pertencentes a esta categoria – insetos. Vale lembrar que não estão em ordem, considerando que cada um tem características diferentes dentro da sua família.
A identificação de qualquer inseto é clara e precisa: um inseto é um atrópode (com patas articuladas), que possui três pares de patas. Ou seja, seis pernas no total, não oito, dez ou 42 pernas. Continue lendo este artigo se você quiser descobrir quais são os maiores insetos descobertos no mundo até hoje.
1. O besouro titã
O Titanus giganteus pertence à família Cerambycidae que se caracteriza pelo grande comprimento e disposição elegante das antenas. Esse inseto pode medir até 17 centímetros da cabeça ao final do corpo, excluindo assim suas frágeis antenas. Possui uma mandíbula poderosa, capaz de partir um lápis em duas partes.
Sabe-se que as mandíbulas curtas, curvas e afiadas podem partir um lápis ao meio e cortar carne humana. Os espécimes adultos do besouro titã não se alimentam, mas estão constantemente à procura de um parceiro.
2. Macrodontia cervicornis
Este enorme inseto pode competir com o besouro titã pelo título de maior besouro do planeta. Tem uma mandíbula gigante, é um inseto tão grande que tem parasitas entre as asas. Ele pode chegar até a 17,7 cm.
Também conhecido como besouro dente de sabre, é um dos maiores besouros, se considerar as enormes mandíbulas dos machos, das quais deriva ambos os nomes em seu binômio: Macrodontia significa “longo dente”, e cervicornis significa “chifre de veado”. A maior parte da vida dessa espécie é passada no estágio larval, que pode durar até 10 anos, enquanto sua fase adulta provavelmente não dura mais do que alguns meses.