Aprenda como fazer sabonete artesanal para vender ou presentear
Ficar em casa há muito tempo nos faz buscar novos hobbies e atividades que ajudam a distrair. Fazer sabonetes artesanais é uma boa ideia, além de utilidade depois de pronto, não dá muito trabalho.
Veja aqui abaixo a receita e use sua criatividade para criar embalagens e formatos (escultura de sabonete é um ótimo hobbie para se aprender).
Ingredientes
1 Kg de base glicerinada
30 ml de essência
Corante cosmético*
20 ml de lauril*
Folhas, flores ou ervas desidratadas
Material de apoio (faca, panela esmaltada, fôrma, espátula de silicone, fogão elétrico).
Os ingredientes com asterisco servem para dar a cor e o outro para fazer espuma no sabonete, por isso são opcionais.
Modo de Fazer
O primeiro passo é derreter a glicerina. A ótima opção é usar uma panela esmaltada e também fogão elétrico, em fogo baixo. Vale lembrar que, apesar de não ser recomendado, também pode ser feito em banho – maria (com cuidado para não cair água dentro e nem deixar entrar o vapor). Tome cuidado também para que ela não ferva.
Se você quiser incluir outro ingrediente sólido, esse é o momento de colocar na mistura. Quando ficar homogênea, deixe descansar com um pano por 5 minutos. Acrescente a essência escolhida, o corante e também o lauril, até que fique bem misturado.
Se não for utilizar uma forma de silicone, forre a forma de metal com um plástico e despeje a mistura. As ervas e flores são colocadas a partir desse momento. Por fim, deixe secar até que atinja a consistência desejada, o que leva em torno de 3h a 6h, em temperatura ambiente. Colocar no congelador pode acelerar o processo.
Aprenda embalar
Para você embalar, você pode usar a sua criatividade: plástico, apenas uma cordinha, a única dica é que precisa ficar muito bonito para vender ou dar de presente.
Se você gostou de saber sobre o sabonete artesanal, deixe seu comentário a baixo.