Continua após a publicidade..

WhatsApp clonado: O que fazer (atualizado 2023)

Aline   |   04-09-2024   |   Dicas

Ter o WhatsApp clonado é algo que dá muita dor de cabeça e, às vezes, até perdas materiais, pois na maioria das vezes são golpistas quem estão por trás dessas fraudes.

Agora, apesar dos transtornos, é bem simples saber se o seu aplicativo de mensagens foi alvo de hackers.

Continua após a publicidade..

Como descobrir que teve seu WhatsApp clonado?

1. Um dos primeiros passos para identificar que teve o WhatsApp clonado é quando você recebe do código de verificação de seis dígitos sem que você tenha solicitado.

Isso porque, toda vez que você instala o app em um novo aparelho, o programa automaticamente envia um SMS com um código para esse primeiro acesso. Por isso, se recebeu um código e não está em um novo aparelho, fique alerta!

2. Mensagens que são estranhas, ou seja, que você não lembra de ter visualizado e que já foram lidas ou mensagens enviadas que você não se lembra, são sinais de problemas. Sendo assim, vá até os três pontinhos (no caso de aparelhos Android) ou “Configurações” (iPhone) e abra “Aparelhos conectados”. Desse modo, você consegue saber se tem alguma conexão ativa no WhatsApp Web.

3. Nesses golpes de clonagem, os criminosos buscam obter principalmente o código de verificação de acesso dos usuários do WhatsApp. Para isso, eles se passam por funcionários de instituições financeiras e plataformas de comércio online e pedem para você fornecer o PIN de seis dígitos que está no seu celular.

Se você recebeu algum pedido nesse sentido, fique alerta, pois provavelmente irão clonar seu número e se passar por você para pedir dinheiro aos seus contatos.

4. Por fim, se você encontrar aplicativos estranhos no seu celular, podem ser espiões. Com esses programas, criminosos monitoram todas as suas atividades no dispositivo, incluindo as mensagens no WhatsApp.

O que fazer quando o WhatsApp é clonado?

  • Antes de tudo, avise a seus amigos e familiares sobre o que aconteceu e peça para ignorarem qualquer mensagem do seu número.
  • Delete e reinstale o aplicativo WhatsApp. Você só consegue usar o aplicativo em um aparelho. Nesse processo, é enviado um novo código de acesso por SMS e quando você habilita a conta, os demais dispositivos são desconectados.
  • Encerre todas as sessões abertas em computadores.
  • Se após essas medidas você ainda tiver dúvidas quanto a clonagem e suspeitar que alguém está usando sua conta, desative seu perfil. Você pode fazer isso enviando um e-mail para support@whatsapp.com, incluindo a frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” no corpo do e-mail.
  • Lembre-se de informar o número do telefone no formato internacional, colocando o código do país (55, no caso do Brasil), mais o código da cidade (DDD) e o número do telefone.
  • O prazo para reativação da conta é de 30 dias. Passado esse período, a conta é excluída.

Leia também Aplicativos para fazer mensagens fakes e brincar com os amigos

Continue navegando por aqui

Posts relacionados
Aplicativo que ensina as primeiras palavras para seu filho
Aplicativo que ensina as primeiras palavras para seu filho Você sabia que existe um aplicativo que ensina as primeiras palavras
Curso de costura grátis: Confira como fazer
Curso de costura grátis: Confira como fazer Você já pensou em criar suas próprias roupas ou dar uma nova vida
Como assistir Frei Gilson
Como assistir Frei Gilson Você gosta de acompanhar programas católicos pelo celular ou TV? Em
Basquete: Como assistir Brasil x Estados Unidos ao vivo
Basquete: Como assistir Brasil x Estados Unidos ao vivo A seleção masculina de basquete enfrenta o seu desafio mais