WhatsApp clonado: O que fazer (atualizado 2023)
Ter o WhatsApp clonado é algo que dá muita dor de cabeça e, às vezes, até perdas materiais, pois na maioria das vezes são golpistas quem estão por trás dessas fraudes.
Agora, apesar dos transtornos, é bem simples saber se o seu aplicativo de mensagens foi alvo de hackers.
Como descobrir que teve seu WhatsApp clonado?
1. Um dos primeiros passos para identificar que teve o WhatsApp clonado é quando você recebe do código de verificação de seis dígitos sem que você tenha solicitado.
- Antes de tudo, avise a seus amigos e familiares sobre o que aconteceu e peça para ignorarem qualquer mensagem do seu número.
- Delete e reinstale o aplicativo WhatsApp. Você só consegue usar o aplicativo em um aparelho. Nesse processo, é enviado um novo código de acesso por SMS e quando você habilita a conta, os demais dispositivos são desconectados.
- Encerre todas as sessões abertas em computadores.
- Se após essas medidas você ainda tiver dúvidas quanto a clonagem e suspeitar que alguém está usando sua conta, desative seu perfil. Você pode fazer isso enviando um e-mail para support@whatsapp.com, incluindo a frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” no corpo do e-mail.
- Lembre-se de informar o número do telefone no formato internacional, colocando o código do país (55, no caso do Brasil), mais o código da cidade (DDD) e o número do telefone.
- O prazo para reativação da conta é de 30 dias. Passado esse período, a conta é excluída.
Leia também Aplicativos para fazer mensagens fakes e brincar com os amigos