Talassofobia: o que é e como curar – Faça o teste!
Causas da fobia do oceano
Existem muitas razões para temer a aproximação do oceano, mesmo em sua imaginação. No entanto, especialistas em psicologia afirmam que a principal razão para ter uma fobia do mar é ter tido alguma experiência negativa no passado relacionada com o ambiente marítimo.
Tentativas de afogamento, naufrágios, acidentes com água ou alguma perda relacionada ao mar são as causas mais genéricas para o sofrimento de talassofobia.
Esses eventos traumáticos podem ter ocorrido na infância ou mais tarde na vida, embora geralmente se desenvolvam na infância. Outro motivo menos comum para as vítimas da talassofobia temerem o oceano é a falta de conhecimento sobre o mar, o que se esconde nas profundezas ou o que pode existir sob seus pés. Não é uma patologia com a qual nasceu, a talassofobia tem causas que a promovem.
Sintomas de talassofobia
Segundo os psicólogos, essa fobia ao mar pode se traduzir em sintomas físicos perfeitamente perceptíveis, que vão desde leves tonturas a taquicardia e problemas respiratórios.
A pessoas que sofrem dessa fobia têm plena consciência de que seu medo do oceano é irracional, mas se sentem incapazes de se controlar. Portanto, a talassofobia começa como qualquer fobia, com palpitações, tonturas, náuseas e boca seca. Todos marcadores de um ataque de ansiedade diante do mar imponente e temido.
Além disso, os talassófobos podem ter dificuldade em falar e pensar com clareza se estiverem perto do mar e até ter ataques de pânico com problemas cardiorrespiratórios se não conseguirem sair rapidamente daquele ambiente que consideram ameaçador.
É claro que a sua mente os proíbe estritamente de entrar em um barco, tomar um banho de mar e até colocar o pé na praia. Porque não é um distúrbio racional, mas o pânico vai além do que a razão dita.