Como a falta de insulina prejudica pessoas com diabetes?
A insulina é o hormônio responsável pela manutenção e pela metabolização da glicose no organismo. Assim, alguns pacientes diabéticos têm a necessidade de fazer regularmente a aplicação deste hormônio para manter os índices.
Isso porque qualquer alteração, seja o excesso ou a falta de insulina pode ter consequências perigosas para sua saúde e vida.
Um dos riscos que pessoas com diabetes podem correr pela falta desse hormônio é a hipoglicemia. Esta condição ocorre quando os níveis de açúcar no sangue ficam abaixo do normal pela má produção ou absorção deste elemento pelo corpo.
Assim, a falta de insulina pode trazer vários fatores de risco para os diabéticos. Quer entender melhor sobre este assunto? Então, continue acompanhando este artigo!
Como a falta de insulina prejudica diabéticos?
Quando uma pessoa diabética apresenta déficit nos níveis de insulina, ela pode ter um quadro de hipoglicemia. Isso porque, conforme explicamos anteriormente, é este o hormônio que faz a metabolização do açúcar no sangue. Este, portanto, pode gerar alguns sintomas, tais como:
- tremores;
- tontura;
- palpitações;
- fome;
- fadiga;
- sudorese;
- entre outros, a depender da gravidade do quadro.
Assim, a principal consequência que o déficit de insulina pode provocar na pessoa diabética são os prejuízos que ocorrem no sistema nervoso central do paciente. Isso porque a glicose funciona como fonte de energia para o cérebro e, desta maneira, ele pode funcionar de modo adequado.
Como evitar a hipoglicemia?
Para evitar esses quadros, é necessário que o paciente receba acompanhamento médico regular e, com o diagnóstico de diabetes, faça as aplicações de insulina da maneira adequada conforme orientação do profissional de saúde. Outras medidas que a pessoa que apresenta quadros de hipoglicemia pode tomar são:
- Fazer refeições em horários regulares, sem atrasos
- Evitar a ingestão de álcool
- Praticar exercícios físicos
- Fazer as aplicações de insulina nos horários corretos, sem falhas
Leia também: Aplicativo para medir diabetes no celular
Para conhecer mais conteúdos como este, continue acompanhando o Consulte Online!