Continua após a publicidade..

Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles?

Talita Rustichelli   |   23-05-2024   |   Saúde e Bem Estar

Milhões de pessoas sofrem com problemas causados pela falta de vitamina D. E ela é fundamental na regulação dos níveis de fósforo e cálcio e age auxiliando na absorção deles no trato digestivo.

É importantíssima para o fortalecimento dos ossos, para a saúde cardiovascular, para os músculos, o metabolismo e a imunidade.

Assim, sua falta pode aumentar as chances de a pessoa desenvolver doenças como raquitismo, osteoporose, artrite reumatoide, esclerose múltipla, diabetes, obesidade e hipertensão arterial.

Continua após a publicidade..

E, apesar de ser classificada como vitamina, ela é na verdade um hormônio, desempenhando diversas funções no organismo humano. É sintetizada pelo próprio corpo, diante de alguns estímulos.

Fontes de Vitamina D – Alimentos e exposição solar

A vitamina D pode ser obtida principalmente por duas formas. Uma é a alimentação. Alguns dos alimentos ricos nesse componente são alguns peixes (arenque, salmão e sardinha, por exemplo), ostras e ovos.

E ela também é produzida internamente pelo corpo, precisando do estímulo dos raios solares na pele para ser ativada.

Ou seja, tomar um solzinho em horários saudáveis (pela manhã, até 10h e à tarde após 15h) ajuda bastante se você quer prevenir a falta de vitamina D – e sem o uso de protetor solar!

Para isso, é preciso ter alguns cuidados. Pessoas com pele clara precisam tomar sol por aproximadamente 20 minutos por dia para produzirem essa vitamina; já pessoas negras precisam quase 1 hora diária de exposição solar.

É importante também buscar informações com especialistas para saber qual a melhor forma de se expor ao sol e regular sua vitamina D. Em alguns casos em que sol e alimentação não resolvem, é preciso suplementação.

E se você sofre com a soma de alguns desses sinais abaixo, pode ser que a vitamina D esteja baixa no seu corpo. Procure um médico e faça os exames necessários.

O principais sinais da falta de vitamina D

falta de vitamina D

Foto: Freepik

Cansaço constante

Em primeiro lugar, temos um dos principais sinais: a fadiga ou sensação de cansaço contínuo. Isso pode indicar que falta vitamina D em seu organismo. Isso porque ela tem um papel importante para os processos de sintetização de energia nas células.

Baixa imunidade

Com a carência de vitamina D, a tendência é o sistema imunológico enfraquecer. Com isso, o corpo fica mais suscetível nas respostas a inflamações e infecções.

Dores nos ossos e músculos

Se você tem dificuldades em subir escadas ou levantar objetos, problemas nas articulações, sente dores constantes, fraqueza nos músculos e apresenta fragilidade óssea, com facilidade para fraturas, osteoporose ou muitos problemas dentários, pode ser culpa da falta de vitamina D.

Queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser indício de muitos outros fatores, e um deles pode ser a deficiência de vitamina D no organismo. Dessa forma, a falta pode sim, ser responsável pela queda anormal e atuar negativamente no crescimento natural dos cabelos.

Depressão

Por último, mas não menos importante, alguns estudos indicam que a vitamina D pode exercer um papel importante na saúde mental. Assim, alguns casos de depressão, ansiedade e outros distúrbios de humor podem estar relacionados com sua deficiência .

Leia também: Cabelo no banho: 10 razões pelas quais seu cabelo cai

Acesse outras matérias do Consulte Online e se mantenha informado!

Posts relacionados
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024 Quer saber como diminuir a ansiedade e reduzir o estresse do dia a
Aplicativos para detectar covid-19
Aplicativos para detectar covid-19 Detectar covid-19 pelo celular é possível e pode te ajudar num
Os melhores apps para quem está tentando engravidar
Os melhores apps para quem está tentando engravidar Se você está tentando engravidar e quer saber como a tecnologia
Como a falta de insulina prejudica pessoas com diabetes?
Como a falta de insulina prejudica pessoas com diabetes? A insulina é o hormônio responsável pela manutenção e pela