Continua após a publicidade..

Afinal, o que são aquelas bolinhas fedidas na garganta?

Caroline   |   21-05-2024   |   Saúde e Bem Estar

Existem várias razões possíveis pelas quais podemos sofrer de mau hálito. Desde maus hábitos de limpeza dentária, passando pelo consumo de tabaco, infecções, problemas nasais, até ao consumo de alguns medicamentos ou alimentos específicos. 

No entanto, em outros casos, os culpados são estranhas bolas brancas que aparecem na garganta.

Continua após a publicidade..

Essas pequenas bolas são conhecidas como caseum, ou tonsilólitos, e são responsáveis ​​por cerca de um quarto dos casos de halitose existentes. 

Um dos maiores problemas que essas bolas representam é que muitas das pessoas que as sofrem não sabem disso. Portanto, é importante saber o que são, por que surgem, como reconhecê-los e como tratá-los.

Qual é o caso

É possível que você já tenha espirrado ou tossido e tenha notado uma bola macia na boca que, ao ser removida, exalava um cheiro desagradável. 

São bolinhas que se formam pela degradação de fragmentos de epitélio esfoliado de nossas amígdalas, decomposição de alguns alimentos, restos de queratina, muco e ação de algumas bactérias.

Essas bolas podem aderir às amígdalas sem sabermos disso e ser a causa do mau hálito devido ao seu cheiro. O problema é que, ao não vê-los, muitas pessoas não percebem que eles estão ali ou seu mau hálito. Em outros casos, o caseum pode atingir um tamanho significativo, causando dor e desconforto na garganta.

Posts relacionados
Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles?
Os 5 principais sinais da falta de vitamina D: você sente algum deles? Milhões de pessoas sofrem com problemas causados pela falta de
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024
5 dicas para diminuir a ansiedade em 2024 Quer saber como diminuir a ansiedade e reduzir o estresse do dia a
Aplicativos para detectar covid-19
Aplicativos para detectar covid-19 Detectar covid-19 pelo celular é possível e pode te ajudar num
Os melhores apps para quem está tentando engravidar
Os melhores apps para quem está tentando engravidar Se você está tentando engravidar e quer saber como a tecnologia