A cor da sua urina pode revelar seu estado de saúde
Transparente
Isso se deve ao fato de beber muita água, o que faz com que a urina quase não tenha cor. Isso indica que está penta-hidratada e pode impedir que os rins funcionem rápido o suficiente para expelir a urina do corpo.
Marrom
Essa cor indica que está muito desidratada e pode ser causada pela ingestão de certos alimentos, como uma grande quantidade de feijão, ruibabro ou babosa. No entanto, os especialistas apontam que o uso de drogas como laxantes, certos antibióticos ou relaxantes musculares também podem causar essa cor. Se isso persistir, é sugerido que consulte um médico.
Com espuma
Nesta situação, não se assuste se vir um pouco de espuma na urina, pois geralmente acontece quando a expele mais rápido do que o normal. Novamente, se for algo que ocorre continuamente, deve consultar um médico, pois pode ser um problema nos rins.
Rosa ou avermelhado
Pode ser devido a algo que comeu (lotes de beterraba, amoras ou ruibarbo) ou pode levar a graves problemas de saúde, como infecção no trato urinário, doenças renais, tumores e problemas de próstata.
Laranja
Tal como acontece com a tonalidade avermelhada, pode ser devido a vários sintomas, como doença hepática e desidratação.
Azul ou verde
Esse tom pode ser devido a condições genéticas chamadas hipercalcemia, um distúrbio raro que afeta até bebês e crianças, ou a corantes inseridos em alguns alimentos.
Turvo
Mais comumente, é devido a infecções ou pedras nos rins, ou nos alimentos. Às vezes, pequenas quantidades de sangue podem aparecer na urina, causadas por cistite. A mídia destaca que, no caso de gestantes, costuma ser normal.