Afinal, o que são aquelas bolinhas fedidas na garganta?
Existem várias razões possíveis pelas quais podemos sofrer de mau hálito. Desde maus hábitos de limpeza dentária, passando pelo consumo de tabaco, infecções, problemas nasais, até ao consumo de alguns medicamentos ou alimentos específicos.
No entanto, em outros casos, os culpados são estranhas bolas brancas que aparecem na garganta.
Essas pequenas bolas são conhecidas como caseum, ou tonsilólitos, e são responsáveis por cerca de um quarto dos casos de halitose existentes.
Um dos maiores problemas que essas bolas representam é que muitas das pessoas que as sofrem não sabem disso. Portanto, é importante saber o que são, por que surgem, como reconhecê-los e como tratá-los.
Qual é o caso
É possível que você já tenha espirrado ou tossido e tenha notado uma bola macia na boca que, ao ser removida, exalava um cheiro desagradável.
São bolinhas que se formam pela degradação de fragmentos de epitélio esfoliado de nossas amígdalas, decomposição de alguns alimentos, restos de queratina, muco e ação de algumas bactérias.
Essas bolas podem aderir às amígdalas sem sabermos disso e ser a causa do mau hálito devido ao seu cheiro. O problema é que, ao não vê-los, muitas pessoas não percebem que eles estão ali ou seu mau hálito. Em outros casos, o caseum pode atingir um tamanho significativo, causando dor e desconforto na garganta.