Talassofobia: o que é e como curar – Faça o teste!
Não há maior prazer do que um bom mergulho no oceano. Principalmente se o vento não sopra, não tem ninguém na praia e o sol se põe no horizonte, quando a água fica lisa como um prato e prateada. Parece o paraíso? Se esse plano te atrai é porque não sofre de talassofobia.
No entanto, há pessoas que entram em pânico só de pensar em entrar no oceano. A que se deve essa fobia do mar?
Veja os sintomas, as razões e como detectar se sofre desta patologia psicológica tão difícil de controlar.
Em psicologia, já foram diagnosticadas fobias de muitas coisas, algumas delas famosas. Vertigem, claustrofobia ou aracnofobia são algumas das mais conhecidas.
Nelas, o indivíduo que sofre com isso tem ataques de pânico, ansiedade e até mesmo problemas respiratórios se estiver em uma situação que desencadeie esse estado mental.
O mesmo se aplica à talassofobia. Mas em vez de acordar preso, perto de aranhas ou no topo de um penhasco, ele sofre com a simples ideia de entrar no mar.
O que é talassofobia?
A talassofobia é o terror incontrolável do oceano, que surge de forma irracional e provoca ataques de pânico ao se aproximar do mar. Não importa o quão seguro seja o ambiente marítimo de que está se aproximando, pois uma pessoa com talassofobia teme isso até mesmo em sua imaginação.
É um medo intenso e exagerado, que pode ser desencadeado por várias causas associadas a grandes corpos d’água.
Etimologicamente falando, o termo vem do grego, como o nome de muitas outras doenças. Neste caso, da fusão da palavra “Thalassa”, que significa oceano, e a palavra “Fobos”, que se refere ao medo, fobia. Juntas, elas falam de uma fobia do mar reconhecida e diagnosticada. É reconhecido clinicamente e seus pacientes têm terapias específicas para superá-la.