Como detectar câmeras escondidas – Veja!
Um publicitário paulistano ficou conhecido nas redes sociais, no final de 2022, após descobrir que havia câmeras escondidas no AirBnB que alugou.
Situação semelhante aconteceu também no ano passado no Rio de Janeiro. Em ambos os casos, os hóspedes denunciaram os proprietários das acomodações à polícia, uma vez que estes desrespeitaram a intimidade e a privacidade dos clientes da plataforma.
Mas como os dois hóspedes fizeram para detectar câmeras escondidas? Na verdade, como é possível saber que esse tipo de dispositivo está presente no ambiente e se antecipar ao incidente desagradável?
Neste artigo, apresentaremos duas formas de descobrir câmeras ocultas utilizando apenas o celular. Confira!
Como detectar câmeras escondidas com o celular?
Basicamente, são duas as formas de detectar câmeras ocultas em um ambiente com o auxílio do aparelho móvel, sobretudo se for um smartphone. Veja quais são a seguir.
Câmera do celular
Os aparelhos celulares mais modernos contam com câmeras que têm a tecnologia de detecção de movimento ou, então, visão noturna. Uma vez que os raios infravermelhos não podem ser vistos a olho nu, os smartphones são ótimos aliados para encontrar esse tipo de dispositivo.
Leia também: Saiba como usar seu celular para detectar mentira
Assim, utilize a câmera frontal do seu smartphone para detectar a presença de infravermelho. Se você vir, no visor do aparelho, uma luz vermelha piscando, é bem provável que haja uma câmera oculta.
Dispositivos conectados à rede local
Outra maneira de descobrir se há algum dispositivo de espionagem no local onde você está é verificando quais são os aparelhos que estão conectados à mesma rede. Entre eles podem estar, inclusive, as câmeras ocultas. Uma dica é baixar o aplicativo Fling (Android e iOS) que permite uma fácil identificação desses dispositivos.
Quer conhecer mais aplicativos úteis como este? Então, continue lendo o Consulte Online!