Continua após a publicidade..

5 aplicativos para limpar memória do iPhone ou Android

Aline   |   24-05-2024   |   Aplicativos

Limpar a memória do smartphone não é uma tarefa muito agradável. Por mais memória que tenha o aparelho que você comprou, não demora muito e ele já emite aquele alerta de sobrecarga de aplicativos e outros arquivos, como fotos e vídeos.

Embora seja uma tarefa, se manual, bastante trabalhosa e demorada, limpar a memória do celular, ou seja, remover arquivos e dados necessários é uma prática que mantém o dispositivo funcionando de maneira eficiente, garante melhor desempenho e otimiza o uso do espaço de armazenamento.

Mas, antes de mais nada, saiba que essa tarefa pode ser mais fácil. Atualmente, existem aplicativos que facilitam a limpeza rápida, liberando memória e assegurando um desempenho mais seguro e veloz do dispositivo.

Veja abaixo uma lista com cinco deles, compatíveis Android e iOS (iPhone).

Continua após a publicidade..

5 aplicativos para limpar memória do seu celular

1. Files do Google

Se você tem aparelho Android, dependendo da versão dele, é possível que o aplicativo Files do Google já esteja pré-instalado em seu celular. Desenvolvido pela Google, o aplicativo é altamente intuitivo e fácil de usar.

O usuário recebe sugestões de limpeza e pode remover rapidamente arquivos desnecessários, memes, mídias de aplicativos e arquivos muito grandes com apenas alguns toques.

Limpar memória do celular

Aplicativos ajudam a limpar a memória do celular (Foto: Freepik)

Além disso, é possível visualizar os arquivos organizados por categorias e ordenar os itens em cada pasta conforme preferência, seja por tamanho, data ou nome, facilitando a identificação do que deseja excluir.

Para aqueles que desejam liberar espaço sem perder conteúdo, o Files oferece a opção de salvar diretamente no Drive. Adicionalmente, há a possibilidade de realizar transferências entre dispositivos via Bluetooth ou efetuar backup no cartão SD.

Baixe em Android.

2. Photos Phone Cleaner

O armazenamento do seu iPhone está cheio? Limpe espaço no iPhone com Phone Cleaner!

O aplicativo entende que uma das principais razões para a memória cheia do seu iPhone é o elevado número de fotos e vídeos. A ferramenta identifica os maiores arquivos de mídia presentes na galeria e auxilia o usuário na tomada de decisão sobre quais deles excluir.

Com o app, você encontra facilmente fotos duplicadas, por exemplo, e fotos que já copiou no computador.

Apenas para iOS.

3. Contacts Duster Pro

Nomes duplicados com endereços de e-mail ou números de telefone não apenas consomem a memória do smartphone, mas também resulta em desorganização na agenda.

Nossa terceira indicação, o Contacts Duster Pro promete resolver isso, ao organizar a agenda por meio da fusão de contatos duplicados.

Juntamente com essa organização, o app realiza a limpeza de chamados “zombies” (e-mails salvos que não estão associados a nenhum contato).

Disponível apenas para  iOS.

4. CCleaner

O CCleaner é um dos aplicativos mais eficazes para limpeza disponíveis. Com ele, a “faxina” é feita com alguns cliques. Ao selecionar a opção de limpeza rápida, o app escolhe apenas os arquivos que não implicarão em perda de informações.

Esses arquivos incluem cache oculto, visível e de publicidade, além de itens residuais ou pastas vazias. Em seguida, são apresentados itens que demandam análise por parte do usuário para decidir se apaga ou mantém no dispositivo.

Do mesmo modo, o programa indica imagens grandes que podem ser otimizadas para ocupar menos espaço. Vídeos longos ficam em uma lista específica, facilitando a decisão sobre o que excluir.

Baixe em Android e iOS

5. Gerenciador de arquivos

Por último, temos o Gerenciador de Arquivos, um dos aplicativos de produtividade mais populares e bem avaliados atualmente. O gerenciador de arquivos apresenta um layout simples, mas de fácil utilização. Na tela inicial, o usuário encontra um menu de acesso rápido aos tipos de arquivos ou pastas desejados.

A ferramenta reúne todas as pastas de imagem, áudio, vídeos e documentos em um único local, facilitando a avaliação do que manter ou excluir no celular. Na pasta de aplicativos, é possível visualizar quais estão ocupando mais espaço no dispositivo e, se necessário, excluí-los.

Baixe em Android.

Leia também Como saber quem tentou invadir seu celular

Continue navegando por aqui

Posts relacionados
Aplicativo para assistir Olympiacos ao vivo grátis
Aplicativo para assistir Olympiacos ao vivo grátis Como assistir Olympiacos na final da Conference League? O
Aprenda a fazer capa de cadeira de crochê com esses app grátis
Aprenda a fazer capa de cadeira de crochê com esses app grátis Já pensou conseguir criar sozinha uma capa de cadeira de crochê,
Aplicativo para aprender fazer biquíni de crochê
Aplicativo para aprender fazer biquíni de crochê O biquíni de crochê é uma peça cheia de memórias
Assista Celtic ao vivo grátis pelo app
Assista Celtic ao vivo grátis pelo app Assista Celtic ao vivo por meio do seu aparelho celular!  O