5 aplicativos para limpar memória do iPhone ou Android
Limpar a memória do smartphone não é uma tarefa muito agradável. Por mais memória que tenha o aparelho que você comprou, não demora muito e ele já emite aquele alerta de sobrecarga de aplicativos e outros arquivos, como fotos e vídeos.
Embora seja uma tarefa, se manual, bastante trabalhosa e demorada, limpar a memória do celular, ou seja, remover arquivos e dados necessários é uma prática que mantém o dispositivo funcionando de maneira eficiente, garante melhor desempenho e otimiza o uso do espaço de armazenamento.
Mas, antes de mais nada, saiba que essa tarefa pode ser mais fácil. Atualmente, existem aplicativos que facilitam a limpeza rápida, liberando memória e assegurando um desempenho mais seguro e veloz do dispositivo.
Veja abaixo uma lista com cinco deles, compatíveis Android e iOS (iPhone).
5 aplicativos para limpar memória do seu celular
1. Files do Google
Se você tem aparelho Android, dependendo da versão dele, é possível que o aplicativo Files do Google já esteja pré-instalado em seu celular. Desenvolvido pela Google, o aplicativo é altamente intuitivo e fácil de usar.
O usuário recebe sugestões de limpeza e pode remover rapidamente arquivos desnecessários, memes, mídias de aplicativos e arquivos muito grandes com apenas alguns toques.
Além disso, é possível visualizar os arquivos organizados por categorias e ordenar os itens em cada pasta conforme preferência, seja por tamanho, data ou nome, facilitando a identificação do que deseja excluir.
Para aqueles que desejam liberar espaço sem perder conteúdo, o Files oferece a opção de salvar diretamente no Drive. Adicionalmente, há a possibilidade de realizar transferências entre dispositivos via Bluetooth ou efetuar backup no cartão SD.
Baixe em Android.
2. Photos Phone Cleaner
O armazenamento do seu iPhone está cheio? Limpe espaço no iPhone com Phone Cleaner!
O aplicativo entende que uma das principais razões para a memória cheia do seu iPhone é o elevado número de fotos e vídeos. A ferramenta identifica os maiores arquivos de mídia presentes na galeria e auxilia o usuário na tomada de decisão sobre quais deles excluir.
Com o app, você encontra facilmente fotos duplicadas, por exemplo, e fotos que já copiou no computador.
Apenas para iOS.
3. Contacts Duster Pro
Nomes duplicados com endereços de e-mail ou números de telefone não apenas consomem a memória do smartphone, mas também resulta em desorganização na agenda.
Nossa terceira indicação, o Contacts Duster Pro promete resolver isso, ao organizar a agenda por meio da fusão de contatos duplicados.
Juntamente com essa organização, o app realiza a limpeza de chamados “zombies” (e-mails salvos que não estão associados a nenhum contato).
Disponível apenas para iOS.
4. CCleaner
O CCleaner é um dos aplicativos mais eficazes para limpeza disponíveis. Com ele, a “faxina” é feita com alguns cliques. Ao selecionar a opção de limpeza rápida, o app escolhe apenas os arquivos que não implicarão em perda de informações.
Esses arquivos incluem cache oculto, visível e de publicidade, além de itens residuais ou pastas vazias. Em seguida, são apresentados itens que demandam análise por parte do usuário para decidir se apaga ou mantém no dispositivo.
Do mesmo modo, o programa indica imagens grandes que podem ser otimizadas para ocupar menos espaço. Vídeos longos ficam em uma lista específica, facilitando a decisão sobre o que excluir.
5. Gerenciador de arquivos
Por último, temos o Gerenciador de Arquivos, um dos aplicativos de produtividade mais populares e bem avaliados atualmente. O gerenciador de arquivos apresenta um layout simples, mas de fácil utilização. Na tela inicial, o usuário encontra um menu de acesso rápido aos tipos de arquivos ou pastas desejados.
A ferramenta reúne todas as pastas de imagem, áudio, vídeos e documentos em um único local, facilitando a avaliação do que manter ou excluir no celular. Na pasta de aplicativos, é possível visualizar quais estão ocupando mais espaço no dispositivo e, se necessário, excluí-los.
Baixe em Android.
Leia também Como saber quem tentou invadir seu celular