Continua após a publicidade..

Por que não devemos dormir na decolagem e pouso ao viajar de avião?

Aline   |   24-05-2024   |   Curiosidades

Vai viajar de avião? Então, não deixe de ler esse artigo até o final.

Muitas pessoas têm medo de viajar de avião. Outras acham gostoso a sensação de estar voando. Mas, o que pouca gente sabe é que não se deve dormir na hora da decolagem e do pouso do voo.

Continua após a publicidade..

O descanso nesses períodos pode parecer atraente, principalmente em voos mais longos. Contudo, a orientação de permanecer acordado durante da decolagem e do pouso não é apenas desencorajada por razões de comodidade. Existem também importantes considerações de segurança e saúde.

Não durma na decolagem e pouso ao viajar de avião

Emergências

Em primeiro lugar, durante a decolagem e aterrissagem, é importantíssimo que os passageiros estejam alertas e preparados para agir diante de situações de emergência. Desse modo, ficar acordado facilita uma resposta ágil às instruções e contribui para uma evacuação eficiente da aeronave, se necessário.

Viajar de avião

Não durma na decolagem e pouso ao viajar de avião (Foto: DCStudio/Freepik)

Ajuste os cintos

Além disso, o uso correto do cinto de segurança é obrigatório nessas fases, e se você está acordado, é mais fácil ajustar rapidamente seus cintos, assegurando a própria segurança em caso de eventualidades durante o voo.

Esteja consciente

Ao longo da decolagem e do pouso, ter consciência do ambiente é fundamental, especialmente em condições meteorológicas adversas ou durante turbulências. Assim, se você está consciente, você nota qualquer possível alteração nas condições de voo.

Comunicação

Ademais, a comunicação eficiente entre a tripulação e os passageiros é essencial em todas as etapas do voo. Dormir pode dificultar essa comunicação.

Atenção com sua saúde ao viajar de avião

Fora os casos de emergência e segurança, há problemas relacionados à saúde do passageiro quando se viaja de avião.

Barotrauma

Durante a decolagem e a aterrissagem, a aeronave atravessa variações na pressão atmosférica que podem impactar nos ouvidos dos passageiros.

Uma das lesões ou danos causados por mudanças na pressão atmosférica é o barotrauma, que tem entre os sintomas, dor nos ouvidos, perda temporária de audição e desconforto.

É importante que os passageiros adotem medidas para equalizar a pressão durante a decolagem e o pouso, como engolir, bocejar ou utilizar técnicas específicas para equalização de ouvidos, a fim de evitar o barotrauma. Assim, permanecer acordado faz toda a diferença.

Jet lag

Manter-se acordado também pode auxiliar na prevenção do jet lag – o fenômeno temporário que ocorre quando uma pessoa atravessa diferentes fusos horários rapidamente, desregulando o ritmo circadiano interno do corpo.

Em casos de viagens mais longas, com diferença de fuso horário, a recomendação é manter um padrão de sono alinhado com o destino, para minimizar os efeitos do jet lag e facilitar a adaptação ao horário do local de chegada.

Leia também Aplicativos mostram postos com descontos nos combustíveis

Gostou desse conteúdo? Continue por aqui que temos muito mais dicas e curiosidades para você.

Posts relacionados
Aplicativo para assistir Sporting ao vivo
Aplicativo para assistir Sporting ao vivo Assistir Sporting ao vivo nunca foi tão fácil. No entanto, para te
Assista os jogos do Tottenham ao vivo grátis
Assista os jogos do Tottenham ao vivo grátis Se você é fã de futebol e quer acompanhar os jogos do Tottenham,
Sua comida favorita diz o que sobre sua personalidade?
Sua comida favorita diz o que sobre sua personalidade? Qual sua comida favorita? Você é do tipo que come de tudo ou é
O lado tóxico dos signos: será que você é assim?
O lado tóxico dos signos: será que você é assim? Tem gente que, logo que conhece uma pessoa, já pergunta: Qual é seu